Para a felicidade dos brasileiros amantes do futebol, o torneio de seleções da América do Sul, ocorrerá no Brasil, entre os dias 14 de junho e 7 julho.
O torneio conta com, no total, 12 seleções que disputarão o título do continente. O jogos vão ocorrer nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Para aproveitar melhor os jogos que ainda estão por vir, que tal conferir algumas receitas apetitosas? Vem comigo!
Comida + futebol = match
Vamos combinar: não há nada melhor do que assistir a um jogaço saboreando uma comida deliciosa, né? Por isso, eu separei três pratos típicos de algumas cidades onde ocorrerão os jogos. Assim, você pode conhecer a cultura e começar a se sentir em casa para assistir os jogos!
Belo Horizonte: Pão de queijo frito

É unanimidade: não há comida que represente melhor o estado de Minas Gerais do que o pão de queijo. A parte boa é que essa delícia super combina com futebol e com os amigos.
Olha essa receita de pão de queijo frito que eu separei!
Você vai precisar de:
- 150 g de queijo canastra (meia cura)
- 150 g de polvilho azedo
- 80 g de polvilho doce
- 50 g de queijo parmesão
- 100 ml de leite
- 50 ml de água
- 45 ml de óleo
- 1 ovo
Modo de preparo:
Coloque o leite em uma panela junto com a água, o óleo e um pouco de sal em fogo médio. Comece a mexer e, enquanto isso, coloque o polvilho doce e o polvilho azedo em uma tigela. Misture bem e, quando o leite levantar fervura, adicione aos poucos o polvilho. Quando a massa estiver fria, adicione um ovo e termine de incorporar à massa com as mãos. Depois junte os queijos parmesão e meia cura e misture, dando apertadas para que o queijo entre dentro da massa. Em uma panela média aqueça o óleo. Faça bolinhas com a massa e quando terminar, coloque as para fritar em óleo não muito quente até dourar.
Por fim, retire e deixe o excesso de óleo escorrer em papel toalha. Aí é só se deliciar!
Porto Alegre: “Vovó sentada”

Aposto que você provavelmente não conhece essa receita – a não ser que você seja gaúcho. Com o nome um tanto peculiar, “vovó sentada” nada mais é do que petiscos doces que também combinam com uma boa partida de futebol. Confira:
Ingredientes:
- 350 g de biscoitos tipo mignon
- 1 xícara de açúcar
- 6 colheres (de sopa) de Nescau
- 6 colheres (de sopa) de leite
- 2 colheres de (sopa) de margarina
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes (exceto os biscoitos) em uma panela grande. Misture bem até a calda começar a borbulhar e, quando isso ocorrer, acrescente os biscoitos pouco a pouco. Não pare de mexer e procure deixar os biscoitos bem lambuzados e evite que a calda se acumule no fundo da panela.
Quando a calda começar a secar, mexa com mais cuidado para que os biscoitos não se quebrem. Ah, e não se esqueça de abaixar o fogo.
Quando perceber que todos os biscoitos estão cobertos pela calda e ela estiver seca em todos eles, coloque-os em um recipiente. Deixe esfriar ou, se preferir, coma quentinhos!
Rio de Janeiro: bolinho de feijoada

Que a feijoada é algo muito carioca a gente já sabe. Mas você já ouviu falar do bolinho de feijoada?
Massa:
- 4 xícaras (chá) de feijão preto cozido (caldo e grãos)
- 2 tabletes de caldo de bacon
- 1 colher (sopa) de óleo
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola
- meia xícara (chá) de farinha de mandioca crua
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
Recheio:
- meia colher (sopa) de óleo
- 1 dente de alho
- meio maço de couve picada
- 1 pitada de sal
Montagem:
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 ovos batidos
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
- meia xícara (chá) de óleo
Modo de preparo:
Em um liquidificador, bata o feijão preto com o caldo de bacon esfarelado e reserve. Enquanto isso, em uma panela, aqueça o óleo e doure o alho e a cebola. Junte o feijão e vá colocando a farinha de mandioca aos poucos enquanto mexe até criar uma massa homogênea. Então, coloque a salsa e deixe esfriar.
Para fazer o recheio, você vai precisar aquecer o óleo em uma frigideira e dourar o alho. Aí, acrescente a couve, o sal e deixe refogar por cerca de 5 minutos.
Modele os bolinhos em formato redondo e recheie com a couve refogada. Depois, passe na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca.
Por fim, em uma panela, aqueça o óleo e frite os bolinhos até ficarem dourados. Coloque-os em papel toalha para retirar o excesso de óleo e sirva.
O que não pode faltar pra curtir um bom jogo de futebol!
É claro que, além das receitas para garantir o aperitivo durante os jogos, existem alguns itens que não podem faltar para deixar a festa completa. Olha só:
Agora sim você está preparado para assistir aquele jogaço na TV! Aliás, é hora de reunir todas as dicas e torcer para o time do coração levar o título de campeão pra casa!
Está pensando no espaço pra acomodar a galera? Então confira esse post com 10 sofás perfeitos para uma sala pequena.
Ei, antes de ir embora, me conta… Qual o seu time de coração?